Sebrae: Empreendedorismo feminino será potencializado em C.M

Programa será lançado em março, pelo Sebrae, em Campo Mourão

Com o intuito de desenvolver habilidades de gestão e aprimorar o nível de competitividade das empresas que têm a frente empreendedoras, será lançado em Campo Mourão, no dia 16 de março, o projeto Sebrae Mulher.  O evento de abertura terá início às 19h30min, na sede da unidade do Sebrae local, com a presença da psicanalista, autora e comentarista da Rede Globo, Ligia Guerra. As inscrições para a cerimônia são gratuitas e direcionadas para mulheres.

O programa Sebrae Mulher acontecerá pela primeira vez em Campo Mourão e será pautado na teoria dos pesquisadores em Administração Marcus Buckingham e Donald Clifton, que estimula o descobrimento dos pontos fortes dos indivíduos e a concentração dos esforços em melhorá-los. “Eles combatem a tese que aponta a necessidade de minimizar os pontos fracos na gestão. Para os autores é preciso ser melhor ainda nas áreas em que temos talento”, explica a consultora do Sebrae/PR, Eduarda Altoé.

Segundo a consultora, a atuação das mulheres empreendedoras na cidade é expressiva e a busca pela abertura de pequenos negócios por mulheres tem crescido continuamente. Outro fator que comprova a presença das empreendedoras na cidade é que muitas das importantes empresas da região têm mulheres à frente dos negócios.

“A mulher empreendedora de hoje é dedicada, atenta, realiza multitarefas dentro e fora do lar, além de possuir um olhar diferenciado quando se trata de funcionários e sociedade. E é este olhar, esta característica que precisa ser desenvolvida e aproveitada nas empresas. O programa Sebrae Mulher vem para auxiliar neste processo”, aponta Eduarda Altoé.

Programa

O Sebrae Mulher trabalhará gestão e comportamento de maneira individualizada e personalizada e começará com o entendimento do nível de gestão de cada participante, com base no Modelo de Excelência em Gestão (MEG). A programação acontecerá durante todo o ano, com mentorias focadas no comportamento da mulher e na potencialização dos pontos fortes. Encontros empresariais formarão espécies de momentos coletivos para discutir temas, compartilhar experiências e ter acesso a ferramentas práticas, relacionadas ao tema central do dia.

No total, serão 15 vagas ofertadas para Campo Mourão e região. A consultora explica que o projeto não é um produto de gênero e, sim, uma ação que trabalhará com um nicho de mercado. “Quando se reúnem pessoas ou empresas com características semelhantes, a evolução tende a ser melhor e maior, aplicaremos este método para potencializar a evolução dos participantes e seus negócios”, diz.

Inscrições

As mulheres empreendedoras de Campo Mourão e região interessadas no Sebrae Mulher e na palestra da Ligia Guerra podem fazer inscrições pelo telefone (44) 3599-2600.

No dia 1º de março, a psicanalista, autora e comentarista da Rede Globo, Ligia Guerra, estará na região Noroeste do Estado para proferir a palestra “Mulheres Empreendedoras às Avessas”. Na palestra irá expor os medos, as angústias, os desejos e os conflitos mais comuns do universo feminino empreendedor, dando conselhos para ultrapassar barreiras emocionais. Ao final do evento, as participantes poderão interagir e conversar com Ligia, por meio de um talk show que será conduzido por uma consultora do Sebrae/PR.