Empresário de Foz do Iguaçu conhece a Casa das Fraldas

   Na manhã desta quarta-feira (15/3), o casal de empresários de Foz do Iguaçu, Jacir (Marilice) Piovezani, esteve em Campo Mourão para conhecer a Casa das Fraldas, projeto de responsabilidade social que é liderado pela Associação Comercial e Industrial (Acicam) e o Integrado – Colégio e Faculdade.

   Inicialmente, os visitantes estiveram na Acicam, onde reuniram-se com o presidente Paulo Cesar Gomes; o 2º tesoureiro, Alcir Rodrigues da Silva; e a diretora executiva da entidade, advogada Marta Kaiser Leitner, que foi a idealizadora da Casa da Fraldas e que comanda o projeto. No encontro, o casal recebeu informações detalhadas sobre as origens da ação, forma de funcionamento, público atendido, parcerias, resultados alcançados, origem dos recursos para a manutenção do projeto, participação de voluntários na confecção das fraldas e outros pontos.

   Em seguida, os empresários de Foz do Iguaçu (da MP Fomento Mercantil) estiveram na Casa das Fraldas, onde conheceram as instalações, controle da saída da produção e os equipamentos.

Projeto

   A Casa das Fraldas de Campo Mourão foi inaugurada no dia 13 de novembro de

2008. Em oito anos de funcionamento produziu e distribuiu 1.200.000 fraldas descartáveis. A ação chama a atenção não apenas pelo alcance social, beneficiando entidades e pessoas comprovadamente carentes, mas também pelo trabalho voluntário de pessoas da comunidade no projeto. Mas a principal marca da Casa das Fraldas é a inovação.

   A atuação do projeto também pode ser avaliada por outros aspectos. Como, por exemplo, observando que a disponibilidade da fralda contribui com a autoestima do beneficiado pelo projeto, que já vive uma situação de privação e dificuldade. As fraldas contribuem para o sentimento de dignidade da pessoa contemplada.

   Cerca de 450 pessoas comprovadamente carentes- cadastradas depois visita - recebem gratuitamente kits de fraldas todos os meses. Tratam-se de pessoas que na quase totalidade vivem de aposentadoria mínima e normalmente já têm também despesas com medicamentos. O gasto com a compra de fraldas dificilmente caberia no orçamento familiar.

   Porém, o principal diferencial do projeto está na clientela atendida: prioritariamente entidades locais que atendem pessoas de todas às idades em situação de risco social ou portadoras de necessidades especiais. Entre as entidades locais beneficiadas estão o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanan, o Hospital Santa Casa e o Lar da Dona Jacira.

   O projeto é mantido exclusivamente com o apoio de entidades empresariais, clube de serviços e tem, inclusive, o apoio financeiro da Justiça. Também realiza promoções diversas para arrecadar recursos para a compra de matérias primas. Outra característica importante é que a entidade não possui funcionários e a produção mensal de 15 mil fraldas, em média, é resultado exclusivamente do trabalho de voluntários (estudantes, grupos de amigos, movimento religiosos, etc.).

Facebook

Veja Também


Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão
(44) 3518-8000