Protesto Fácil Acicam combate a inadimplência

Entre os instrumentos que a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) disponibiliza aos seus mais de 1.250 filiados para reduzir a inadimplência por parte dos consumidores – um dos principais problemas enfrentados pelas empresas - está o Protesto Fácil. O serviço oferece uma série de vantagens aos empresários e os resultados alcançados têm sido altamente positivos, com a regularização de pendências formalizadas através de várias formas.

Uma das vantagens do Protesto Fácil é que o serviço possibilita que as empresas executem um maior número de consumidores inadimplentes. Isso porque isenta às custas cartoriais no ato do protesto do título perante o cartório, com o recolhimento apenas na baixa da execução efetuada pelo devedor. Entre os títulos protestáveis estão boletos, duplicatas e crediário (praça de Campo Mourão, Farol, Janiópolis e Luiziana).

O protesto de títulos oferece uma série de benefícios: garante o direito de regresso (Lei Cambiária), impede o depósito sumário da importância do título e prova a apresentação no tempo devido e a falta ou recusa do aceite, além de constituir-se em documento hábil para lançar em lucros e perdas da empresa.

Somente com protesto contam-se os juros moratórios e constitui-se em causa interruptiva da prescrição. Também provoca o cancelamento da conta corrente, restrições junto a agência bancária para a retirada de talões de cheque e constrangimento para fazer pagamento com cheque.

O protesto propicia retorno em menor tempo e custo que os demais instrumentos de cobrança e a maioria das empresas privadas solicitam informações acerca do passado financeiro dos candidatos à emprego. Em concurso público (federal, estadual ou municipal) leva a desaprovação e o protesto do título negativa o avalista e o fiador, além de prejudicar e impossibilitar o devedor de participar de licitações ou concorrências públicas.

Também as notas promissórias e cheques podem ser executados através do Protesto Fácil Acicam.