Evento do Dia da Indústria lotou o Teatro Municipal

A programação preparada para marcar o transcurso do Dia da Indústria, em Campo Mourão, lotou o Teatro Municipal na noite desta terça-feira (30/5). Estudantes universitários, empresários, profissionais liberais, docentes e lideranças da comunidade acompanharam , em uma espécie de talk-show, os depoimentos do técnico do Campo Mourão Basquete, Emerson de Souza, e também do presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa, José Aroldo Gallassini.

O primeiro a falar foi o técnico da equipe mourãoense de basquete, que falou da sua carreira do esporte, da sua vinda para Campo Mourão e do trabalho realizado ao longo dos últimos anos no Município, que levaram a cidade a Liga Nacional de Basquete, disputando a NBB. Emerson de Souza apontou alguns dos desafios enfrentados, destacou o empenho e dedicação de todos os envolvidos no projeto – diretoria, jogadores e equipe técnica -, falou do desafio de viabilizar a participação da competição nacional e destacou a importância do trabalho para o esporte de Campo Mourão.

Na sequência, José Aroldo Gallassini discorreu sobre as suas origens e a vinda para Campo Mourão como agrônomo da antiga Acarpa (atual Emater), como era a agricultura praticada nesta região na época, o ciclo da exploração da madeira que chegava ao fim e o início da mobilização dos produtores rurais para a criação de uma cooperativa. Falou ainda sobre o início da Coamo, as dificuldades e desafios enfrentados, a chegada da soja, os problemas decorrentes da erosão e a importância do plantio direto, a incorporação de outras cooperativas, os investimentos na área industrial e a expansão para Santa Catarina e o Mato Grosso do Sul. Também deu ênfase a presença da Coamo no mercado internacional.

A comemoração do Dia da Indústria em Campo Mourão foi uma iniciativa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Campo Mourão), Sebrae, Sindimetal e do Município (através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Tecnocampo). Também contou com o apoio da Unespar, Associação Comercial e Industrial (Acicam), Conselho do Jovem Empresário (Conjove-Acicam) e OXY Creative.