Extensa pauta tratada na reunião mensal da Acicam

Mesmo com forte chuva, auditório ficou lotado

A reunião mensal ordinária da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), realizada na noite desta quarta-feira (31/5), foi marcada pela extensa e variada pauta de assuntos tratados. Também foi marcante a presença de associados, convidados e da comunidade. O auditório da Acicam recebeu público recorde para a reunião, exigindo a colocação de cadeiras extras e mesmo assim alguns ficaram em pé.

Na abertura dos trabalhos foi feita a entrega dos 15 prêmios sorteados na campanha promocional do Dia das Mães: 13 vale-compras no valor de R$ 500,000 cada e finais de semana no Ressort Termas de Jurema (Iretama), Pousada A Fazendinha (Campo Mourão) e Pousada Parque das Gabirobas (Roncador).

Em seguida, o presidente do Hospital Santa Casa, José Laurani, usou da tribuna para falar sobre novas conquistas conseguidas pela instituição, com o apoio das autoridades e lideranças locais. Também fez a entrega da prestação de contas da diretoria. Já o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Carlos Facco, usou da palavra para falar sobre as realizações do órgão nestes primeiros meses da administração do prefeito Tauillo Tezelli, dando ênfase a instalação da Casa do Empreendedor.

A reunião prosseguiu com o ex-presidente da Acicam, Nelson Botega, que fez uma rápida explanação sobre o andamento do Projeto Tâmara e a recente entrega de propostas a administração municipal para a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2018-2021) e a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico. “Coisas boas já estão acontecendo”, adiantou Botega.

Convidados especiais

O primeiro convidado especial a falar foi Edson Araújo, que discorreu sobre o lançamento pela Acicam de um novo serviço – o COB ONLINE -, voltado ao recebimento de dívidas cadastradas no Serviço de Proteção ao Crédito. Trata-se de uma plataforma digital desenvolvida para atuar na recuperação da inadimplência das empresas, através da mediação das negociações entre o credor (a empresa) e os devedores (consumidores). Mais de 50 associações comerciais do Paraná já aderiram ao novo serviço, com aumento de 45 por cento na taxa de recuperação de dívidas.

O Procurador do Trabalho em Campo Mourão, Fábio Fernando Passari, foi o outro convidado especial da reunião mensal da Acicam. Ele fez uma ampla exposição sobre a origem da terceirização de serviços nas empresas, as mudanças ocorridas na legislação que regulamenta o processo, apontou restrições e, ao final, respondeu a perguntas de empresários que participavam da reunião.

No encontro mensal da Acicam, o presidente do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista (Sindicam), Nelson Bizoto, informou sobre o andamento dos trabalhos para o início das negociações visando a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT 2017-2018).