“Obra Transparente” será lançado em Campo Mourão

Com o objetivo de fiscalizar a utilização de recursos federais disponibilizados para construção de escolas e creches, o Observatório Social (OS) de Campo Mourão lança no próximo dia 26 o projeto “Obra Transparente”. O evento acontecerá às 18h30min, no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam), durante a reunião mensal da entidade empresarial.

O projeto é resultado de parceria entre o Observatório Social do Brasil, a Transparência Brasil e o Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF). A ação objetiva capacitar observadores para monitoramento de editais, obras e risco de fraude em licitações, além de agir junto aos governos locais para reduzir atrasos na construção de escolas. Através do projeto já abrange 21 municípios no país, onde estão sendo edificadas 136 escolas e creches. Não obstante tratar-se de uma pequena parcela do universo do FNDE, de R$ 15,4 bilhões para um total de 28.533 obras escolares, a ação do “Obra Transparente” é importante na busca pela moralização da gestão pública no país..

O lançamento nacional do “Obra Transparente” ocorreu em maio, durante o Congresso Pacto pelo Brasil, organizado pelo Observatório Social do Brasil em Curitiba (PR). O foco do projeto é um problema crônico no Brasil, país onde milhares de obras públicas encontram-se paralisadas ou até mesmo abandonadas.

Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cerca de 25 por cento das obras já iniciadas na área da Educação em todo o país estão paralisadas ou inacabadas. O objetivo do projeto “Obra Transparente” é pressionar governos para a retomada de obras inacabadas e prevenir novos atrasos e paralisações por meio de um controle social mais ativo.

Além de atuar para garantir o cumprimento dos prazos e a qualidade das obras, o projeto “Obra Transparente” espera difundir a cultura de controle social, procurando despertar o sentido de responsabilidade de cada cidadão pelo bem público.