Acicam faz balanço de 2017

A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) divulgou números relativos aos atendimentos prestados aos seus mais de 1.200 associados nos primeiros 10  meses deste ano. Entre janeiro e outubro foram mais de 110 mil consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de 7 mil atendimentos realizados pelo escritório da Junta Comercial, 980 títulos protestados através do Protesto Fácil Acicam e mais de 800 certificados digitais emitidos.

A mais antiga entidade empresarial da cidade e da região também realizou mais de 900 atendimentos no posto que mantém em parceria com a Justiça Federal para oferecer orientação e assistência à comunidade em casos de aposentadorias e processos junto ao INSS e a Justiça Federal. Através da parceria Acicam/Unimed é assegurado atendimento médico-hospitalar a mais de duas mil pessoas. Já o PROE/Acicam tem em seu banco de dados mais de 1.000 currículos a disposição de empresários interessados em contratar colaboradores.

Mas a Acicam oferece uma série de outros serviços. Entre eles, o vale refeição e alimentação (através de parceria com a Nutricard), assessoria jurídica e Câmara de Mediação e Arbitragem. O Acicam Mais Saúde e o Cobonline (de recuperação de créditos) foram os mais recentes serviços implantados pela entidade.

Várias são as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela Acicam, em parceria com outras instituições. Porém, o de maior destaque é a Casa das Fraldas São José, que nos primeiros 10  meses deste ano produziu e distribuiu 160 mil fraldas.

Ao longo de 2017, a entidade promoveu workshops, oficinas, cursos e treinamentos voltados aos empresários e gestores, realizou promoções para incrementar às vendas do comércio, participou ativamente da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município (Codecam), tornou realidade a transferência do feriado do aniversário do Município (10 de outubro) para a segunda-feira seguinte, foi atendida com a aprovação de lei que dá prioridade a micro e pequenas empresas em licitações do Município e faz parte da mobilização que tem por objetivo realizar, neste ano, o melhor Natal da história de Campo Mourão.

Neste ano foram concluídas melhoras na sede da entidade. Desde o início do ano, a Acicam tem três representantes na diretoria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). O presidente Paulo César Gomes ocupa o cargo de vice-presidente para o setor de Cooperativismo; Marcos Rinaldi é o presidente da Faciap Jovem e Ivan Marcelo Chiroli ocupa a presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro Ocidental do Paraná (Cacercopar).