Em C. Mourão, empresas têm programa para o setor de varejo

Em C. Mourão, empresas têm programa para o setor de varejo

Soluções do Varejo Mais em Ação propõem tornar empresas locais mais atrativas, lucrativas e competitivas

Empresários e gestores de micro e pequenas empresas de Campo Mourão e região podem participar do programa Varejo Mais em Ação, desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR. A iniciativa prevê apresentar ao empreendedor as novidades do setor e fomentar novas práticas empresariais que resultem em negócios mais competitivos, com ampliação de novos mercados e resultados em vendas.

O programa também recebe apoio do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão e Região (Sindicam), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara da Mulher Empreendedora de Campo Mourão, Associação Comercial e Empresarial de Campo Mourão (Acicam), Prefeitura Municipal e Sesc e Senac.

O lançamento ocorrerá na quinta-feira (16/7), às 19 horas, no auditório da unidade do Sebrae/PR, localizada na rua Santa Cruz, nº1085 - centro. O evento será aberto a comerciantes da cidade e de outros municípios da região.

“Os novos desafios do comércio varejista” serão tema da palestra do consultor do Sebrae/PR, Marcelo Wolff, gestor de projetos para o comércio varejista no noroeste do Paraná. Em seguida, será apresentado o programa, dividido em etapas que incluem alinhamento do negócio; autodiagnóstico e plano de ação; workshops sobre visual dos estabelecimentos comerciais; gestão financeira; controles financeiros e consultoria de finanças.

“O varejo é um importante componente da economia, é também um dos setores que mais precisa inovar e estar atento as demandas dos consumidores. Pretendemos trazer para os participantes uma nova forma de ver seus negócios, estimular o fortalecimento e aprimoramento da gestão”, diz o consultor do Sebrae/PR, Marcelo Wolff.

A programação inclui ainda o aprimoramento da gestão de loja em aspectos como finanças, planejamento de metas e resultados, visual e merchandising. Serão cerca de 35 horas de capacitação, com duração aproximada de quatro meses.

“Nosso objetivo é melhorar os processos e, consequentemente, aumentar a competitividade e lucratividade”, acrescenta Marcelo Wolff. Ele destaca que o empresário que deseja avanços em seu negócio deve estar disposto a implantar as mudanças necessárias.

Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência da Fecomércio PR, diz que o Varejo Mais em Ação é a ferramenta que mais traz resultados dentro da parceria com o Sebrae/PR. Iniciado em 2004, já atendeu mais de 53 mil empresas no Estado, promovendo atualização empresarial e capacitação de mão-de-obra de forma rápida e acessível, já que tem o subsídio das instituições. “É um projeto referência no Brasil e 26 municípios estão sendo atendidos este ano, graças aos esforços do Sindicam e da Câmara da Mulher Empreendedora”, afirma.

Nelson Bizoto, presidente do Sindicam, diz estar otimista com a realização do Varejo Mais em Ação na cidade. “Confio na metodologia do programa e acredito que os empresários ganharão muitos benefícios, como uma gestão eficiente, finanças equilibradas e qualidade no atendimento”, destaca.

Para ter acesso a mais informações sobre o programa e o evento de lançamento em Campo Mourão, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 3599-2601 e falar com Adrian ou Rafael.