Preparação do Natal já mobiliza profissionais em C. Mourão

Preparação do Natal já mobiliza

profissionais em Campo Mourão

 

   Faltam menos de dois meses para o Natal, mas em Campo Mourão dezenas de profissionais de várias áreas trabalham já há varias semanas na construção e preparação dos carros alegóricos que serão utilizados em dezembro nos dois cortejos pela avenida Irmãos Pereira. Outras equipes trabalham na confecção das centenas de peças decorativas, roupas e adereços para os integrantes dos cortejos e também nas apresentações do espetáculo natalino que vão acontecer no centro da cidade e em praças da Asa Oeste e Asa Leste de Campo Mourão.

   Os preparativos nos bastidores mobilizam de costureiras a metalúrgicos, de eletricistas a artesãos e pintores, entre vários outros profissionais. À frente da operação de preparação do Natal esta a Associação Sou Arte, que uma vez mais teve projeto aprovado pelo Ministério da Cultura para a captação de recursos junto a empresas pela Lei Rouanet. O Município de Campo Mourão e a ACICAM são parceiros no projeto “Campo Mourão – Cidade Natal” e a meta é superar o sucesso alcançado em 2017, quando a cidade realizou o melhor Natal da história do Município.

   Os profissionais autônomos que participam dos preparativos foram contratados através de tomada de preços, com a avaliação de pelo menos três orçamentos para cada serviço. Em fase de confecção estão, por exemplo, cerca de 400 novos figurinos. A estimativa é de que 20 por cento da produção já tenha sido executada e o prazo estabelecido para a conclusão dos trabalhos de construção dos carros alegóricos e confecção de figurinos e adereços é 20 de novembro.

   A coordenadora executiva da Associação Sou Arte, Edilaine Maria de Castro, revela que 60 por cento dos materiais utilizados estão sendo comprados no comércio mourãoense. Produtos e equipamentos não disponíveis na cidade estão sendo adquiridos em outros centros. “O nosso maior desafio é o tempo”, confessa Edilaine Castro.

Surpresas

   Mesmo esquivando-se de entrar em detalhes dos cortejos e do espetáculo natalino, a diretora da Associação Sou Arte adianta que o público terá muitas surpresas este ano. Confirmou apenas que este ano serão 12 carros alegóricos nos cortejos – oito  de grande porte e quatro  mini carros -, cada um com uma performance artística. Já a ambientação contará com mais de 200 novas peças divididas nas três praças que serão ambientadas.

   Também será melhorada a iluminação e o sistema de som para os cortejos e uma arquibancada com 1.000 lugares será instalada na avenida Irmãos Pereira. A programação também já está definida: nos dias 1º e 22 de dezembro serão realizados os cortejos no centro da cidade. Em caso de chuva, serão transferidos para os dias 2 e 22. Persistindo a chuva, o espetáculo com uma pequena simulação do  cortejo serão realizados em ginásio de esportes.

   A programação prevê ainda a realização do espetáculo natalino na praça da Catedral de São José (centro) na noite do dia 1º de dezembro. Já no dia 3 de dezembro será apresentado na praça do jardim Lar Paraná e no dia 4 na praça do jardim Tropical. Em caso de chuva, as apresentações vão acontecer em ginásios de esportes situados nos dois bairros. 



Facebook

Veja Também


Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão
(44) 3518-8000