Feirão do Imposto

Duas apresentações do “Auto da Barca do Fisco” nesta segunda

A quarta edição do Feirão do Imposto, em Campo Mourão, começa nesta segunda-feira (20/5), com apresentações do espetáculo “O Auto da Barca do Fisco”, às 13h30min e às 19h30min, no Teatro Municipal. Na apresentação da tarde, a entrada é gratuita, enquanto para a apresentação da noite a entrada será a doação de um quilo de alimentos não perecível.

“O Auto da Barca do Fisco” faz parte de um projeto de educação fiscal e o espetáculo é dirigido e apresentado por funcionários da Receita Estadual, Receita Federal e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Numa linguagem direta, busca estimular a reflexão sobre a cidadania no tocante a arrecadação de tributos e sua adequada aplicação para garantir serviços e bens públicos de qualidade. À frente das apresentações desta segunda-feira estão a representação local do Observatório Social do Brasil e o Conselho do Jovem Empresário (Conjove-Acicam).

Escrita por Marcílio Hubner de Miranda Neto, professor do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da UEM, o espetáculo foi inspirado no "Auto da Barca do Inferno" de (Gil Vicente), peça de teatro medieval que criticava a conduta da sociedade europeia, que associou à sua prosperidade, a injustiça social e à busca de enriquecimento fácil, demonstrando muita semelhança entre o mundo medieval e o mundo atual. Foram adicionados ainda elementos do teatro moderno, tendo como fonte de inspiração "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, que pela intervenção da Compadecida, ressalta o lado bom das pessoas, trazendo para o enredo do teatro "O Auto da Barca do Fisco" uma mensagem de esperança.

Feirão do Imposto

A programação do Feirão do Imposto, que neste ano tem por lema “Menos é Mais”, vai se estender até o dia 25. Entre as ações programadas também estão à venda – sem imposto - de chopp em lanchonetes e de alguns produtos em mercados da cidade, exposição de carro zero Km no calçadão central da cidade divulgando o montante dos tributos incorporados ao valor do veículo e a realização de panfletagem sobre os motivos da campanha e o quanto a população paga de imposto.

Lojas e outras empresas comerciais estarão comercializando alguns de seus produtos sem impostos. Em contrapartida, o Conjove divulgará essas empresas em suas redes sociais.

A programação inclui ainda a realização de palestras nas escolas, instalação do painel do Impostômetro em frente a filial das Lojas Pernambucanas, comercialização de 100 pizzas – com zero imposto – na Panificadora Fiorella e a realização de campanha em TV, rádios e sites locais, além de redes sociais.

Uma tenda será montada no calçadão para a realização de panfletagem e contatos estão sendo mantidos para que algum posto da cidade comercialize combustível na sexta-feira (no dia 25) sem imposto.

Para a realização da promoção, o Conjove conta com parcerias firmadas com a Acicam, Observatório Social do Brasil, Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam) e o Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul.