Carlos Tagliari: Guerreiro do Comércio.

Carlos Tagliari:

Outrora, guerreiro nas quadras

Agora, Guerreiro do Comércio

 

   O araponguense de nascimento e mourãoense de coração, Carlos Álvaro Tagliari (de 69 anos), que fez história e transformou-se em verdadeira lenda do futsal no estado, será um dos homenageados com o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná na noite do próximo dia 12 de julho, em Curitiba. A honraria ao ex-atleta de Campo Mourão e da seleção estadual que transformou-se em empresário de sucesso, proprietário há 45 anos da Casa Tapi – Materiais Esportivos e Uniformes, será outorgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Sistema Fecomércio Sesc Senac.

   Na cerimônia, que vai acontecer nos salões da Expo Unimed, serão homenageados 63 empresários paranaenses de destaque apontados pelos sindicatos filiados a Fecomércio. Uma vez mais também será realizada a entrega da comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná” a personalidades. Será a 14ª edição da premiação anual, que também comemora o transcurso do Dia do Comerciante. O evento reúne em torno de 1.000 pessoas todos os anos, entre homenageados, autoridades estaduais e federais, lideranças empresariais paranaenses e nacionais, dirigentes de instituições de apoio ao comércio e caravana que acompanham os homenageados.

   A Fecomércio estabelece quesitos para nortear os sindicatos na definição dos homenageados. Projeção do nome da empresa à qual está ligado e reconhecimento pela comunidade, repercussão positiva da empresa e ações inovadoras realizadas no ano anterior são alguns dos critérios. 

   Nas quadras esportivas, Carlão Tagliari – como é mais conhecido na cidade e no meio esportivo – consagrou-se com zagueiro lutador, de fibra ímpar, que nunca media esforços na busca da vitória. Um guerreiro entre as quadro linhas. Porém, sempre atuando de forma leal. Mas até o seu porte físico avantajado já impunha respeito aos adversários. Isso numa época em que o futsal era ainda conhecido como futebol de salão.

   A Associação Tagliari, de Campo Mourão, fez história no futsal do Paraná. Mantida pela Família Tagliari, capitaneada pelo patriarca Itagyr Tagliari (in memorian) e sempre incentivada pela matriarca Iris Tagliari, a equipe foi fundada por sugestão da mãe, às vésperas de um Natal do final da década de 60, com o intuito de que todos os quatro filhos jogassem pela mesma agremiação. Rapidamente, a equipe se transformou em referência e ganhou projeção estadual pelo elevado nível técnico. Aos irmãos, somaram-se outros atletas mourãoenses de grande qualidade, numa época em que se jogava pelo amor ao esporte.

   A equipe tricolor manteve a hegemonia do futsal mourãoense por muitos anos e chegou a ter uma escolinha para a revelação de novos valores. Muitos foram os títulos conquistados também em âmbito estadual e por diversas oportunidade representou o Paraná em competições nacionais

Guerreiro do Comércio

   Assim como nas quadras esportivas, Carlos Tagliari é também um guerreiro no comércio. Como todo empresário enfrenta com coragem e muita disposição os transtornos provocados pela exagerada carga tributária, os juros altos, a inadimplência, etc.

   Porém, a família Tagliari tem longa tradição no comércio. A família radicou-se em Campo Mourão em 1954, oriunda de Anápolis (GO), onde o pai do homenageado trabalhou como comprador de bois para um frigorífico. Mas o avô de Carlos Tagliari já morava em Campo Mourão, o que acabou atraindo a família. O pai do novo Guerreiro do Comércio montou inicialmente um açougue na rua Mato Grosso.

   Carlos Tagliari iniciou sua trajetória profissional ajudando o pai na compra e venda de suínos, inclusive fazendo o transporte dos animais para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, juntamente com os irmãos. Posteriormente, a família teve o Açougue Estrela, na avenida Irmãos Pereira.

   A Casa Tapi foi fundada em março de 1974 por Carlos Tagliari e o professor de Educação Física, Vicente Piazza Filho. Dai o nome: Ta (Tagliari) Pi (Piazza). Por cerca de três anos funcionou na rua Harrison José Borges. Por volta de 1978, Vicente Piazza deixou a sociedade e, em seguida, a loja passou a funcionar na avenida Capitão Índio Bandeira, onde permanece até hoje. Atualmente a empresa conta com 14 funcionários diretos.

   Carlos Tagliari tem 69 anos, é casado com Lori Pasinato e pai de Carla Cristina. Ele é o terceiro filho do casal Itacyr – Íris Tagliari: Wanderley (in memorian), Itamar, Carlos, Sônia e Luiz Carlos (in memorian). Ele foi o escolhido para receber o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná como representante de Campo Mourão e outros 23 municípios da região que compõem a base do Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam).

   Desde que o prêmio foi criado, em 2006, cerca de 650 empresários - de um total de 500 mil empresas paranaenses - foram homenageados. Os homenageados recebem um troféu em bronze, confeccionado pelo artista plástico Luiz Gagliastri. A obra representa uma figura humana estilizada, com pés alados, fazendo alusão ao deus do Comércio, Mercúrio, que segura uma lança com uma pedra de cristal de rocha.

Facebook

Veja Também


Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão
(44) 3518-8000