Carlos Tagliari recebeu, Troféu Guerreiro do Comércio do PR

Prêmio:

Carlos Tagliari recebeu, em Curitiba, Troféu Guerreiro do Comércio do PR

Mourãoense foi homenageado com troféu em Curitiba

Na imensa galeria de taças, diplomas, faixas e muitas outras honrarias conquistadas por Carlos Álvaro Tagliari – que consagrou-se nas quadras esportivas como atleta de futsal e que há 45 anos está à frente da Casa Tapi – Materiais Esportivos e Uniformes, em Campo Mourão – agora destaca-se a sua mais recente conquista: o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná. A entrega da honraria concedida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) aconteceu na noite desta sexta-feira (12/7), em Curitiba, durante cerimônia que reuniu centenas de empresários de todo o estado, lideranças do setor produtivo, autoridades e outros convidados.

Carlos Tagliari foi o empresário escolhido neste ano para receber a homenagem representando Campo Mourão e os demais 23 municípios da base territorial do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista (Sindicam). Mais 46 empresários da capital e do interior do estado foram homenageados no evento com a outorga da honraria. O prêmio tem o objetivo de destacar os empreendedores que geram oportunidades de trabalho e ajudam a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país. As histórias profissionais e pessoais passam por homens e mulheres inovadores e criativos ao empreender e por novos e antigos negócios que vencem desafios diários e crises para manutenção de empregos.

Foi a 14ª edição da premiação e os “Guerreiros do Comércio” são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial. A cerimônia aconteceu nos salões do Centro de Eventos Expo Unimed e teve o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Premiação

A solenidade de entrega da premiação foi comandada pelo presidente da Fecomércio e vice-governador do Estado, Darci Piana. Coube ao deputado Douglas Fabrício representar a Assembleia Legislativa no evento. Na cerimônia, a Fecomércio também fez a entrega da comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná a três personalidades do estado: o jurista Eduardo Rocha Virmond, o senador Oriovisto Guimarães e o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço.

Cerca de 60 mourãoenses foram a Curitiba para acompanhar a entrega do troféu a Carlos Tagliari. “Foi muito emocionante receber a importante honraria em reconhecimento pelas mais de quatro décadas de atuação no comércio. Sem sombra de dúvida, subir ao palco para receber o troféu outorgado pela importante entidade empresarial do estado foi um momento que jamais esquecerei”, confessa o homenageado. A conquista ele divide com a família, a equipe de funcionários e sua vasta clientela em Campo Mourão e na região.

O Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná representa uma figura humana estilizada, com pés alados, fazendo alusão ao deus do Comércio, Mercúrio, que segura uma lança com uma pedra de cristal de rocha. É confeccionado pelo artista plástico Luiz Gagliastri, em bronze.

O homenageado

Carlos Álvaro Tagliari e sua família têm longa tradição no comércio, embora sejam mais conhecidos em Campo Mourão e no Paraná pela atuação destacada no esporte. A Associação Tagliari fez história no cenário esportivo paranaense, com a conquista dos principais títulos estaduais. Por longo tempo manteve a hegemonia no futsal de Campo Mourão e em diversas oportunidades representou o Paraná em competições nacionais. Isso numa época em que se jogava por amor a camisa, não se “importavam” atletas e a família custeava todas as despesas da equipe. A família chegou a construir uma quadra poliesportiva no centro de Campo Mourão. Foi a Associação Tagliari, motivo de orgulho dos mourãoenses, que pela primeira vez projetou a cidade em âmbito estadual.

Mas a tradicional família escreveu sua história também no comércio. Na cidade teve casa de carnes, participou da sociedade em discoteque e em outros empreendimentos. Por longos anos, o pai e os filhos atuaram na compra e venda de suínos, transportando os animais para São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

Em março de 1974, Carlos Tagliari e o professor de Educação Física, Vicente Piazza Filho, instalaram a primeira loja da cidade especializada em materiais esportivos: a Casa Tapi. Decorridos 45 anos, a loja é referência em Campo Mourão e na região quanto à oferta de materiais esportivos para diversas modalidades esportivas, linha fitness, fabricação de fardamentos esportivos, uniformes escolares, troféus, medalhas e placas de homenagem. A empresa conta atualmente com 14 colaboradores diretos.

Nascido em Arapongas, mas radicado em Campo Mourão desde jovem, Carlos Tagliari tem 69 anos, é casado com Lori Pasinato e pai de Carla Cristina. Ele é o terceiro filho do casal Itacyr (in memorian) – Íris Tagliari: Wanderley (in memorian), Itamar, Carlos, Sônia e Luiz Carlos (in memorian).

A Casa Tapi é referência em Campo Mourão e na região quanto à oferta de materiais esportivos.