Observatório Social apresentou relatório a diretores Acicam

Na manhã de quinta-feira (15/8), a representação local do Observatório Social do Brasil (OSB) apresentou a diretores da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) o relatório quadrimestral de atividades. No encontro também foram expostos novos projetos que a entidade começa a desenvolver em breve.

A reunião aconteceu na Acicam, que é parceira da unidade local do OSB desde a sua fundação, há 11 anos. Campo Mourão foi a segunda cidade a contar com Observatório Social, que hoje está instalado em144 municípios brasileiros, de sete estados. A proposta de implantação da entidade em Campo Mourão foi encampada pela Acicam, na gestão do presidente Nestor Ocimar Bisi, com a imediata adesão de empresários e entidades mourãoenses.

O relatório de atividades do OSB local foi apresentado por diretores da entidade e integrantes da equipe operacional. Além do monitoramento de todas as licitações realizadas pela prefeitura, fundações e a Câmara de Vereadores, desde a análise dos editais a realização de todas as etapas, a entidade acompanha outros gastos realizados pelo poder público local. Através do projeto Obra Transparente, por exemplo, acompanha a execução de obras executadas com recursos federais nas áreas da educação (escolas e creches) no Município. Atualmente, através de parceria com o Corpo de Bombeiros local e com o apoio do Centro Universitário Integrado, está realizando concurso para a escolha do projeto preliminar do novo quartel para o órgão de segurança na cidade.

Nove equipes formadas por acadêmicos matriculados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Integrado participam do concurso..

Atuação

O OSB/Campo Mourão acompanha também os gastos da Câmara de Vereadores de Campo Mourão com o pagamento de diárias, passagens e inscrições em cursos, congressos, etc. No final do ano passado divulgou pela primeira vez o montante desses gastos referente aos 18 meses anteriores. A entidade possui um completo e detalhado levantamentos desses gastos que é atualizado permanentemente.

Quando problemas são detectados nas licitações e em outras ações do poder público, a entidade inicialmente alerta diretamente os responsáveis para que medidas saneadoras sejam adotadas. Quando nenhuma medida é tomada, o OSB leva o caso ao conhecimento do Ministério Público.

Na última parte da reunião de prestação de contas, os representantes do Observatório Social do Brasil – Campo Mourão apresentaram novas ações que a entidade começa a desenvolver em breve. Também foram discutidas formas de ampliar o trabalho realizado, inclusive com a arregimentação de novos voluntários. Outro ponto discutido foi a necessidade de ampliar a participação de empresas locais nas licitações realizadas pela prefeitura e órgãos da administração indireta, como forma de evitar a evasão de recursos para outros centros.