Cortejo de Natal será sábado, no centro de Campo Mourão

Cortejo de Natal será sábado, no centro de Campo Mourão

O já tradicional cortejo de Natal pela avenida Irmãos Pereira, no centro de Campo Mourão, será realizado na noite deste sábado (7/12). Mais de 600 figurantes – divididos em 50 alas – e 14 carros alegóricos vão participar da parada e a expectativa dos organizadores é de recorde de público, inclusive com a presença de muitos visitantes de outras cidades.

Campo Mourão realiza um dos maiores cortejos natalinos do Paraná e neste ano apresentará muitas novidades. Entre elas, dois novos carros alegóricos. Em um deles, seis artistas profissionais da Associação Sou Arte (ASA) executarão números de acrobacia aérea (flutuação). O outro carro alegórico terá a sustentabilidade do planeta como tema.

O trecho da avenida Irmãos Pereira que será percorrido pelo cortejo já ganhou ambientação natalina, instalada nos postes republicanos. Uma arquibancada para 1.000 pessoas também será montada, além de palco. A estrutura para o cortejo inclui ainda sistema de som e iluminação, isolamento da via, segurança, etc.

Além de artistas profissionais da Associação Sou Arte, o cortejo terá a participação de 200 estudantes de cinco escolas públicas - “Ivone Castanharo” (jardim Tropical I), “Dom Bosco” (jardim Lar Paraná), “Vinícius de Moraes” (conjunto habitacional Milton Luiz Pereira), Unidade Polo (jardim São Pedro) e “Osvaldo Cruz” (jardim Laura). Nos últimos três meses, eles participaram de oficinas semanais gratuitas de teatro, circo e dança. Do cortejo tomam parte ainda muitos voluntários da comunidade, a exemplo do batalhão de mamães noelas, lideradas pela primeira dama do Município, Hosana Tezelli.

Pedidos da comunidade levaram a Associação Sou Arte a deixar de realizar o cortejo na mesma noite da apresentação do espetáculo natalino na praça da Catedral de São José. Como o espetáculo acontecia logo na sequência do cortejo, muitas pessoas deixavam de assistir toda a parada para se deslocar até a praça São José, a fim de garantir um bom local para acompanhar a apresentação e a chegada do Papai Noel.

Atração

O cortejo é uma das muitas atrações do projeto “Campo Mourão – Cidade Natal”, que é executado pela Associação Sou Arte, em parceria com a prefeitura, Governo do Estado, Associação Comercial e Industrial (Acicam) e do Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam).

O projeto é viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura/Ministério da Cidadania. Neste ano tem o patrocínio de 12 empresas: Coamo Agroindustrial Cooperativa, Fertipar – Fertilizantes do Paraná, Copel, Sanepar, Supermercados Paraná, Fomento Paraná, Hipermercado Condor, Super Muffato, Unimed Campo Mourão, Seleta Ambiental, A. J. Rorato e Centro Universitário Integrado.