Acicam e entidades atuam pela reabertura do comércio

Dirigentes das principais entidades empresariais de Campo Mourão, reunidos na manhã deste domingo (12/4), voltaram a se posicionar favoráveis a reivindicar a reabertura do comércio local, observando-se todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde na prevenção a Covid-19. No dia 1º de abril, a pedido do próprio governo municipal, diante dos pedidos de retomada das atividades comerciais formulados pelos empresários e instituições do setor, as entidades que representam o comércio de bens, serviços e turismo apresentaram um plano estratégico para a reabertura gradativa do comércio.

Na manhã do último sábado (11/4), o presidente e o vice-presidente da entidade, Alcir Rodrigues da Silva e Ben-Hur Berbet, a convite do governo municipal, participaram de reunião do Comitê de Crise no Paço Municipal 10 de Outubro, comandada pelo prefeito Tauillo Tezelli.

As gestões das entidades ligadas ao setor do comércio junto ao governo municipal foram no sentido de que as atividades fossem retomadas de forma gradativa em Campo Mourão, a partir desta segunda-feira (13/4). Uma reabertura de forma responsável e acatando os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde, conforme o documento que as entidades apresentaram ao governo municipal.

A retomada gradativa das atividades econômicas no Município, evitando mais demissões de trabalhadores e o fechamento de muitas empresas, vem sendo reivindicada pelas principais entidades representativas do setor: Acicam, Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Conselho do Jovem Empresário (Conjove), Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Campo Mourão (Sindimetal) e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro Ocidental do Paraná (Cacercopar).

As restrições ao funcionamento do comércio de Campo Mourão já chega ao 25º dia nesta segunda-feira, com consequências graves ao futuro de incontáveis empresas mourãoenses, de todos os portes.