Acicam doa cinco capacetes respiratórios para a UPA

No final da última semana, a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) fez a entrega de cinco capacetes respiratórios à prefeitura local para a utilização em pacientes com Covid-19 que buscam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Outros cinco capacetes respiratório já haviam sido entregues pela entidade empresarial ao Hospital Santa Casa.

Todos os equipamentos foram comprados pela Acicam com recursos próprios e a doação atendeu a reivindicação das autoridades locais, a partir da recomendação de profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate a pandemia no Município. No ano passado, a entidade liderou uma campanha junto às empresas instaladas na cidade que viabilizou a destinação de diversos equipamentos ao Hospital Santa Casa, além de outros materiais. Foram comprados e repassados monitores multiparamétricos, materiais médico-hospitalares, 16 aparelhos de ar condicionados para a UTI Covid-19 e a enfermaria especial, bancadas-balcões e armários para pronto atendimento, etc. Junto a empresa Leve Vida conseguiu a doação de 11 suportes móveis de soro e oito suportes de parede. A Davery Confecções doou 330 lençóis personalizados.

Os cinco capacetes respiratórios para a UPA/Campo Mourão foram entregues pelo presidente da Acicam, Ben-Hur Berbet, ao coordenador geral do governo municipal, Carlos Alberto Facco.

Capacete Respiratório

O capacete Elmo, como é denominado, constitui-se em um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas através da oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, reduzindo consideravelmente o esforço respiratório do paciente.

Por ser capaz de manter um percentual de oxigênio nas vias aéreas, associada à pressão positiva contínua, o capacete Elmo proporciona aos pacientes com insuficiência respiratória – a exemplo do quadro gerado pela Covid-19 -, a recuperação da função pulmonar.

O Elmo é posicionado na cabeça, em atmosfera de alto fluxo de ar medicinal e oxigênio e com pressão positiva. O capacete possui um acesso para entrada de ar tratado, mistura de oxigênio e ar medicinal, que permite ao paciente respirar com conforto, segurança e sem esforço, em virtude de seu projeto, design e leveza dos materiais utilizados.