Certificado Digital sem sair de casa na Acicam

Entre as novidades nos serviços oferecidos à comunidade pela Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) está a possibilidade da emissão do primeiro Certificado Digital aos interessados sem sair de casa. Basta a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para que o atendimento seja totalmente online.
    A inovação é oferecida pela Acicam através da parceria que mantém já alguns anos com a Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) para a emissão do documento. Aliás, a entidade empresarial mourãoense sempre se posiciona entre as instituições congêneres do estado que mais emite Certificação Digital, de acordo com o ranking da Faciap.
    O atendimento online de demandas de empresas e da população em geral é uma tendência que já crescia há alguns anos. Com o surgimento da pandemia de Covid-19 e as restrições impostas como forma de conter a doença, essa tendência se acentuou vertiginosamente. Incontáveis serviços antes inimagináveis via online onde se popularizaram.
    Os interessados na emissão do primeiro Certificado Digital, de forma online, podem obter mais informações pelo telefone (44) 3518 8000, na Acicam.

O que é
    O certificado digital é uma identidade eletrônica para pessoas ou empresas. Ele equivale à uma carteira de identidade do mundo virtual. Imagine uma versão eletrônica de todos os seus documentos, segura e com autenticidade garantida por criptografia complexa. Com ele, é possível garantir de forma inequívoca a identidade de um indivíduo ou de uma instituição, sem uma apresentação presencial. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico. Essa ferramenta está disponível no Brasil desde 2001, após a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil.
    Ele é muito útil para agilizar assinatura de documentos, pois é a partir dele que é possível obter a assinatura digital. Ela imprime autenticidade em transações online e outras funcionalidades. Com essa tecnologia, é possível identificar cada usuário, além de cada documento autenticado, mesmo à distância. Isso confere legitimidade aos documentos digitais, que passam a possuir validade jurídica. Neste artigo, vamos explorar as principais características desta ferramenta e suas diversas aplicações.
    Uma das principais funções do certificado digital  é otimizar processos de assinatura de documentos, reduzindo custos com burocracia, impressão e cartórios. Para isso, ele foi desenvolvido de maneira que replique as mesmas características jurídicas dos documentos tradicionais.

Algumas das vantagens oferecidas pelo Certificado Digital:

- É possível assinar documentos de qualquer lugar;
- Validade jurídica igual ao CPF ou CNPJ;
- Segurança: é impossível fraudar uma assinatura digital;
- Praticidade e economia, com a redução do volume de papel;
- Agilidade na assinatura dos documentos;
- Possibilidade de utilizar facilidades online de diversas empresas e órgãos públicos,   como declaração de Imposto de Renda Online.