Acicam lançou campanha para salvar o Lar de Idosos

Algumas dívidas podem levar a suspensão de repasses de recursos governamentais para a manutenção do atendimento

Com o objetivo de assegurar a continuidade do funcionamento do Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Ana (antigo Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam), que acumula dívida superior a R$ 200 mil, a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) lançou uma campanha junto a comunidade para arrecadar doações. A situação torna-se mais grave porque algumas das dívidas podem resultar na suspensão do repasse de verbas de convênios destinadas a manutenção da instituição que atualmente abriga mais de 40 idosos.

Recentemente a entidade passou a ser administradas por padres e diáconos que atuam em Campo Mourão e as dívidas acumuladas resultaram da impossibilidade da realização nos últimos dois anos de promoções tradicionais que o Lar dos Velhinhos realizava, a exemplo da Festa da Solidariedade (churrascada). No passado, a entidade também ficava com a arrecadação do estacionamento na realização da Festa Nacional do Carneiro no Buraco.

Doações

A Acicam disponibilizou contas exclusivas para a campanha e as doações podem ser depositadas nas agências do Sicredi (banco – 748, agência 0726, conta corrente 62.739-9), Sicoob (banco 756, agência 4340, conta corrente 162.167-0), Bradesco (banco 237, agência 179-1, conta corrente 14.307-3) ou do Banco do Brasil (agência 8570-7, conta corrente 198-8).

O presidente da Acicam, Ben-Hur Berbet, destaca que o objetivo é assegurar a continuidade do funcionamento do Lar dos Velhinhos de Campo Mourão “que enfrenta sérias dificuldades financeiras. A nova diretoria pede ajuda para a comunidade e todas as doações são bem vindas, independentemente do valor”, conclama o líder empresarial.

Integrantes da diretoria da Acicam reuniram-se recentemente com membros da nova diretoria do Lar de Idosos para inteirar-se da situação enfrentada pela entidade que a quase cinco décadas presta relevantes serviços em Campo Mourão. No encontro, Ben-Hur Berbet propôs a realização da campanha para sanear as finanças do Lar de Idosos e evitar o comprometimento do atendimento. A preocupação é ainda maior porque algumas dívidas podem levar a impossibilidade de obter certidões

indispensáveis para a liberação dos recursos de convênios.

A sugestão da Acicam foi aceita pelos representantes da nova diretoria do Lar de Idosos, liderada pelos padres Adilson M. Naruishi (presidente) e Jurandir Aguilar (tesoureiro).

No ano passado, a entidade empresarial liderou uma campanha junto a empresas e a comunidade que possibilitou a compra de respiradores e outros equipamentos, além de outros materiais, para o Hospital Santa Casa de Campo Mourão, logo nos primeiros meses da pandemia de Covid-19.