Parceria inédita no Paraná da Acicam/Sindimetal Campo Mourão

A partir de agora, as empresas ligadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Campo Mourão (Sindimetal) passam a desfrutar do vasto portfólio de serviços ofertados pela Associação Comercial e Industrial do Município (Acicam). Além das empresas, a parceria – inédita no Paraná – também contempla os proprietários, gestores, funcionários e seus familiares.

A parceria entre as duas entidades empresariais mourãoenses vinha sendo articulada já há algum tempo e o convênio foi formalmente firmado nesta quarta-feira (29/9), durante a reunião mensal ordinária da Acicam. O documento foi assinado pelos presidentes Ben-Hur Berbet e Fernando Mizote, da Acicam e do Sindimetal/Campo Mourão, respectivamente.

Grande quantidade de produtos e serviços são oferecidos atualmente pela Acicam as aproximadamente 1.200 empresas associadas, que vão da proteção ao crédito, planos de saúde, orientação jurídica, certificação digital, vale refeição e alimentação, programa de estágio, etc. Os associados – e agora também as indústrias filiadas ao Sindimetal local – desfrutam de benefícios assegurados em parcerias firmadas pela Acicam para a compra de passagens rodoviárias, frequentar cursos superiores, operações de crédito, etc.

O presidente da Acicam ressalta que a entidade também abrange o setor industrial e “a parceria firmada com o Sindimetal local consolida ainda mais essa situação”. Já o presidente do Sindimetal/Campo Mourão observa que a parceria estimula ainda mais o associativismo “essa é uma causa em que acredito muito. O associativismo busca, através do coletivo, trazer soluções e propiciar força a uma causa”. O dirigente sindical observou ainda que um sindicato das industrias não tem a mesma força de uma associação comercial “que normalmente é a maior entidade empresarial na cidade do interior”

Na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Fernando Mizote tem defendido que o sindicatos são setoriais – cada um abrangendo determinadas espécies de empresas. “Hoje, em Campo Mourão, sou o presidente da entidade que representa as empresas do setor metal mecânico. Trata-se do único sindicato da indústria na cidade, que também possui indústrias moveleiras, de confecção, da panificação, entre outras”, explicou.

Mizote acrescentou: “Tenho proposto que o Sindimetal/Campo Mourão atue como uma espécie de delegacia regional para todos os demais sindicatos industriais. Nossa entidade ficaria a disposição de todos os sindicatos de indústrias do Paraná. Algo inédito no Paraná”.