Palestra sobre vendas ao poder público reuniu empresários

Aconteceu na noite desta quinta-feira (7/4), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), a palestra sobre o tema: “Como aumentar seu faturamento vendendo para o poder público”. O tema foi abordado pelo consultor, advogado e professor José Alberto Salvadori e o evento reuniu um bom público, constituído por empresários e gestores de empresas.

Na abertura falou o empresário Ben-Hur Berbet, presidente da Acicam, entidade que promoveu a palestra. Evitar a evasão de recursos públicos para outras regiões, nas licitações realizadas sobretudo pelas prefeituras do Vale do Piquirivaí, ao mesmo tempo fomentando as vendas das empresas locais e da região, foi o objetivo central da palestra.

Levantamentos apontam que as licitações públicas realizadas pelos 25 municípios que compõem a microrregião polarizada por Campo Mourão movimentaram mais de R$ 500 milhões em 2021. O que chama a atenção no estudo é que desse montante, R$ 243.991.957,00 acabaram em mãos de empresas de outras regiões. E mais: em torno de R$ 50 milhões ficaram com empresas de outros estados.

Recursos que poderiam ficar na região, fomentando a economia, fortalecendo nossas empresas e gerando empregos, acabam indo para outras regiões. Isso em meio às constantes queixas dos empresários de queda nas vendas, de desaquecimento da economia e de crescente dificuldade de se manter no mercado.

Enquanto as empresas locais e da região não se interessam, fornecedores de fora participam das licitações e acabam fechando negócios. Ou seja: muitas empresas mourãoenses e da região estão desperdiçando significativas oportunidades de negócios.