Pesquisa revela expectativa de compras para o Dia dos Pais
Comércio:
Pesquisa revela expectativa de compras para o Dia dos Pais
A Acicam é filiada a Faciap, que realizou a pesquisa em ação conjunta com a Datacenso
Uma pesquisa que ouviu 600 consumidores em Curitiba e várias cidades polos do interior do estado traçou um panorama sobre as tendências e as expectativas de compras dos consumidores paranaenses para o Dia dos Pais (11 de agosto). A divulgação dos resultados aconteceu nesta segunda-feira (29/7) e a ação é resultado de parceria entre a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e a empresa Datacenso.
O levantamento apontou que o valor médio que os consumidores pretendem gastar com presentes é de R$ 208,17, com uma ligeira variação entre as regiões. Em relação às formas de pagamento, 34% dos consumidores preferem pagar à vista no cartão de crédito, seguido por 21% que optam pelo parcelamento no cartão. Os presentes mais populares para este Dia dos Pais são roupas (51%), calçados (23%) e perfumes/cosméticos (18%).
Quando se trata de escolher presentes, 41% dos entrevistados baseiam sua escolha nas necessidades ou desejos do pai, enquanto 37% consideram os interesses e hobbies paternos. A pesquisa também mostrou que 54% dos consumidores costumam apostar em presentes tradicionais, enquanto 46% pretendem surpreender com algo que ele não tenha pedido. Outro dado é que 54% compram o presente com antecedência e 46% deixam para a última hora.
Orientação
Especialistas que acompanharam a realização da pesquisa ressaltam que os dados obtidos são importantes para que os comerciantes compreendam o cenário de consumo e possam planejar estratégias eficazes para potencializar suas vendas. Acentuam ainda a importância de ofertas e promoções atrativas para manter as vendas em alta, além da necessidade dos lojistas manterem uma presença online forte e competitiva.
Outro ponto detectado na pesquisa é que 65% dos consumidores planejam comemorar o Dia dos Pais com um almoço em casa, uma informação relevante para supermercados e outras empresas do setor de alimentos e bebidas.