Acicam completou 61 anos

A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) completou 61 anos de fundação no último dia 28. É a mais antiga entidade empresarial do Município e do Vale do Piquirivaí. Quando foi fundada, o Município de Campo Mourão ainda não havia comemorado seis anos de emancipação e a economia local tinha na exploração da madeira a principal atividade, mas a cidade já contava com um comércio forte e diversificado.

Inicialmente a entidade recebeu a denominação de Associação do Comércio e Indústria de Campo Mourão (ACICM). No início reunia industriais, comerciantes, agricultores e pecuaristas, procurando abranger todos os segmentos que de uma alguma forma estavam ligados à vida econômica do Município.

A entidade surgiu pela necessidade da união da classe empresarial e o movimento foi norteado pelas tendências da época. Prestar serviços e atuar na defesa dos interesses dos associados foram os objetivos que levaram a criação da entidade empresarial. A época era de muitas dificuldades – até pela recém criação do Município – e foi justamente essas adversidades que levaram um grupo de empresários pioneiros a fundar a entidade para representá-los e também contribuir na conquista das benfeitorias que a cidade necessitava.

O primeiro presidente foi o comerciante do ramo de material elétrico Oscar Franco Wolf (gestão 1953-55). Sua diretoria era composta ainda por Augusto Schwab (1º vice-presidente), Ivo Mário Trombini (2º vice-presidente), Nilo Rangnetti (secretário geral), Osmam Antunes Ribeiro (1º secretário), Antonio Toledo Silveira (2º secretário), Theophilo Lipinski (1º tesoureiro) e Eugênio Michikowski (2º tesoureiro).

Uma série de fatores levou a paralisação das atividades da entidade, que foi reativada em 1969, com a eleição de Rosalino Salvadori como presidente. Na gestão do presidente Dilmar Daleffe (1985/87) foi feito o lançamento da pedra fundamental para a construção da sede própria da Acicam, em parceria com o Sindicato Rural. Já na gestão de Luiz Carlos Cavalheri (1987/89) houve a regularização do terreno, doado pelo Município. Sob a presidência de Celso Hironobu Tanaka (1989/91) deu-se início a obra, que teve continuidade na gestão presidida por Alcídio Pereira (1991/93). A conclusão da obra aconteceu na primeira gestão de Jintaro Ikeda (1993/95). A gestão seguinte foi presidida por João Roberto Breschiliare, que trabalhou no sentido de estruturar a entidade com a aquisição de móveis e equipamentos. A inauguração aconteceu no dia 25 de outubro de 1996.

Serviços

A partir daí, a Acicam se consolidou e passou a beneficiar os associados cada vez com mais serviços e parcerias. Também incrementou sua participação nos movimentos em benefício do Município e da região. Mais recentemente desencadeou uma série de ações de responsabilidade social, que atualmente dão destaque a entidade. Atualmente, a entidade é presidida por Newton dos Santos leal e conta com mais de 1.000 associados.

Compartilhe:
Notícias

Continue Navegando

Empreender: Núcleo das Mulheres Empresárias da Acicam teve a primeira reunião

Campo Mourão no Prato: Saiba como usar as redes sociais para aproveitar o festival

Empreender: primeiras reuniões de núcleos da Acicam nesta semana