C. Mourão sediou palestra sobre parcerias: TCs & Observatórios

Aproximadamente 200 pessoas assistiram a palestra “O Controle Social sobre a Gestão Pública – Formas de Colaboração entre os Tribunais de Contas e os Observatórios Sociais”, que aconteceu na noite desta quarta-feira (28/5),  em Campo Mourão. O evento, promovido pelo Observatório Social local, marcou o encerramento das atividades da Semana da Cidadania e o tema foi abordado por Valtuir Pereira Nunes, que é diretor geral do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul.

A plateia foi composta por empresários, profissionais liberais, lideranças comunitárias, representantes de clubes de serviços e outras instituições, professores, estudantes e populares. Na palestra, Valtuir Nunes falou sobre a razão do controle e a governança democrática, o controle social – como denunciar irregularidades, a Lei de Acesso à Informação e Tribunais de Contas – competências e formas de atuação. Também discorreu sobre aspectos práticos de auditoria, fraudes – origens, como são descobertas e planos para correção, visão sistêmica do Controle – Interno, Externo, Judicial, Fiscal e Econômico e Controle Social; Integração entre os órgãos de controle.

O palestrante salientou ainda o papel dos meios de comunicação e das redes sociais, além de falar sobre a atuação proativa do cidadão como protagonista do controle, onde buscar informações na internet – exemplos práticos, o portal do TCE-RS e o controle social efetivo e proposições finais para o enfrentamento da corrupção.

A programação da Semana da Cidadania, em Campo Mourão, foi aberta no dia 16 com a palestra proferida pelo advogado e mestre Felipe Boselli (de Santa Catarina) sobre “A Nova Lei Anticorrupção no Brasil – Possibilidade de Eficácia”. Na sequência, o Observatório Social promoveu um evento de prestação de contas à comunidade de suas atividades.

Compartilhe:
Notícias

Continue Navegando

Dia das Mães: Acicam lançou a campanha “Amor Que Vale Prêmios”

Francisco Viúdes fica à frente da Acicam até o final de 2026

Acicam aprova mudanças em assembleia digital com 99,59% dos votos