Carneiro: Café colonial e a agroindústria familiar juntos na festa de

A realização do tradicional café colonial e da Feira da Agroindústria Familiar no mesmo espaço do Parque de Exposição durante a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, em julho próximo, foi o assunto tratada em reunião que aconteceu nesta terça-feira (/2) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão. O encontro reuniu representantes do Rotary Club, dos empreendedores da agroindústria familiar, da Associação Comercial e Industrial (Acicam), da Emater, da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento e de outras entidades, além do órgão municipal.

Foi solicitado à administração municipal que no pavilhão onde acontece o Café Colonial também seja realizada a Feira da Agroindústria Familiar, já que são eventos com ligação histórica. Também foi ressaltado que o café colonial constitui-se em verdadeira vitrine dos produtos da agroindústria familiar local e regional, já que os produtos servidos são oriundos desse segmento produtivo. O pedido é para que o pavilhão seja reservado exclusivamente para a Feira da Agroindústria Familiar e o café colonial.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alcione Jacob, foi informado que o Rotary Clube chegou até a aventar a possibilidade de cancelar a realização do Café Colonial, que surgiu há 11 anos. Quando foi criado, um dos intuitos era justamente propiciar uma maior visibilidade aos produtos oriundos da agroindústria familiar de Campo Mourão e da região. “Funcionando no mesmo pavilhão, a pessoa que participa do café colonial – em sua grande maioria turistas – aproveita para comprar embutidos, queijos, bolachas, biscoitos, etc. consumidos no café diretamente dos produtores, que estão instalados no mesmo pavilhão”, explicou Iole Canalli, uma das precursoras da Feira do Produtor e que participou da criação do Café Colonial.

Na primeira edição do Café Colonial na Festa Nacional do Carneiro no Buraco foram atendidas 250 pessoas e no ano passado participaram mais de 1.200 pessoas. “Para atender a crescente demanda, precisamos também de mais espaço e melhorar a estrutura. Enquanto o Café Colonial cresceu na festa do prato típico, a participação da agroindústria familiar diminuiu”, alertou Canali.

A administração municipal foi alertada de que muitos produtores da agroindustrial familiar já relutam em participar da Festa Nacional do Carneiro no Buraco em razão da dissociação com o café colonial e da consequente queda das vendas. Foi ainda lembrado que Campo Mourão adotou o slogan de Polo Brasileiro de Alimentos.
A reunião com a administração municipal foi solicitada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial (Acicam), Nelson Botega, depois de ser procurado por representantes da agroindústria familiar e do Rotary Club.
Comissão

No final da reunião ficou definido que uma comissão, constituída por representantes de entidades e da Prefeitura, fará na sexta-feira (10/2), às 10 horas, uma visita ao pavilhão no parque de exposição com a finalidade de elaborar o projeto de ocupação da área.

A Festa Nacional do Carneiro no Buraco deverá acontecer de 3 a 8 de julho.

Compartilhe:
Notícias

Continue Navegando

Campo Mourão terá evento sobre “liderança feminina”

Empreender: Núcleo das Mulheres Empresárias da Acicam teve a primeira reunião

Campo Mourão no Prato: Saiba como usar as redes sociais para aproveitar o festival