Foram prorrogadas até quinta-feira (15/9) as inscrições de textos poéticos ou em prosa para o concurso “Penso, por isso escrevo”, promovido através do projeto Brasilidade. À frente da ação estão a Unicesumar, a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) e a Academia Mourãoense de Letras (AML).
Despertar o senso de brasilidade, de amor e compromisso com a Pátria, é o objetivo geral do projeto lançado no mês de agosto, durante evento na Acicam. Entre os objetivos específicos do projeto estão: oportunizar a cultura dos valores cívicos e de cidadania, compreender a importância de se plantar sementes da civilidade e do patriotismo e criar um movimento favorável ao resgate dos valores pátrios, bem como perceber-se também construtor da realidade e da história.
A divulgação dos vencedores e a entrega da premiação serão realizadas no próximo dia 30. Podem participar estudantes e pessoas da comunidade, de todas as idades. Troféus serão entregues aos autores dos três trabalhos melhores classificados em solenidade será realizada neste dia 30, às 20 horas, no auditório da Unicesumar, em Campo Mourão. Membros da Academia Mourãoense de Letras vão compor a banca de avaliação dos trabalhos.
O projeto Brasilidade foi idealizado pela professora e poetisa Cida Freitas. Ela ressalta que houve um tempo em que as escolas trabalhavam no sentido de despertar sentimentos de patriotismo e compromisso com a Pátria, a partir de disciplinas específicas. “Quando os militares assumiram o poder, amar e venerar a pátria tornou-se algo impositivo como tudo no sistema militarista. Os eventos cívicos então passaram a ser exigidos em todas as escolas e solenidades como imposição”, ressalta a justificativa do projeto.
Com o fim do ciclo militarista, segundo a autora do projeto, também se derrubou tudo o que parecia ser ligado ao sistema. “As escolas deixaram de promover o hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional e os valores cívicos foram se perdendo, a ponto da Bandeira ser usada, praticamente, somente nos eventos esportivos”, detalha a professora Cida Freitas.
Na opinião da idealizadora projeto Brasilidade, o momento vivido hoje, quando a “República do Paraná” se faz reconhecida pela atuação da Justiça Federal, através do juiz Sérgio Moro, “propicia e até exige o resgate ou a formação do espírito cívico em cada cidadão para que se perceba responsável pelos atos que atestam a dignidade brasileira”, observa.
