Palestra do presidente da Fiep encerrou a Semana da Indústria em Campo

A palestra que o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) Edson Luiz Campagnolo, proferiu na noite desta quinta-feira (24/5), em Campo Mourão, reuniu grande número de empresários de todos as áreas de atividades. Também participaram dirigentes de entidades empresariais, autoridades, representantes de instituições de ensino e lideranças locais e da região.O evento, que marcou o encerramento da programação comemorativa do Dia da Indústria em Campo Mourão, aconteceu nas dependências do Espaço Unique. Na abertura, o coordenador regional da Fiep, Ater Cristófoli, chamou a atenção para a necessidade urgente da ampliação dos investimentos governamentais na área da Educação, visando a formação de profissionais. Para exemplificar, citou que enquanto a China forma 300 mil engenheiros por ano, o Brasil forma pouco mais de 30 mil.

 

O líder empresarial mourãoense – que possui uma indústria de equipamentos médico-odontológicos na cidade e já há algum tempo instalou uma filial na China – alertou para a evolução da economia dos países conhecidos como Tigres Asiáticos. Aproveitou ainda para reivindicar ao presidente da Fiep novos investimentos para adequar as instalações das unidades do Senai e do Sesi em Campo Mourão as necessidades locais e regionais, com a construção de novos blocos e a instalação de um Centro de Desenvolvimento Tecnológico.

Na sequência falou o diretor do campus local da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), Narci Nogueira, fez uma explanação sobre a história da unidade e o crescimento no número de cursos, alunos e servidores, além de falar das metas para os próximos anos. Revelou, por exemplo, que a grande maioria dos alunos atendidos são de outros estados. Estimou ainda que apenas a folha de pagamento dos servidores lotados na unidade, somado a despesa média dos estudantes de fora, seja responsável pela injeção mensal de mais de R$ 2,6 milhões na economia de Campo Mourão.

Palestra

“Oportunidades para a Indústria Paranaense” foi o tema da palestra proferida pelo presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Antes, porém, reafirmou as palavras de Ater Cristófoli de que é imprescindível a ampliação dos investimentos em Educação no Brasil. Alertou ainda que o país está pagando um alto preço por essa desatenção no passado com o setor e sofrerá nos próximos anos “mas é preciso reverter esse quadro com investimentos pesados em Educação para assegurar o desenvolvimento do país no futuro”, acentuou. Fez questão ainda de destacar que está nas mãos da população, através do voto, a escolha dos mandatários.

Campagnolo também falou sobre a diretriz adotada pela atual diretoria da Fiep de valorizar o interior do Estado. “A opção por fazer esta agenda no interior segue a linha da nossa gestão que é muito voltada à regionalização”, destacou. Nesta semana, ele participou de eventos em Irati (nos Campos Gerais), Palmas (no Sudoeste), Marechal Cândido Rondon (no Oeste) e Campo Mourão (no Noroeste). A programação será encerrada nesta sexta-feira em Londrina (no Norte). Nos próximos anos outras cidades serão contempladas.

Na palestra apresentou indicadores sobre a participação do setor industrial na economia paranaense e alertou para desindustrialização. “Mesmo sendo um evento festivo precisamos falar desta ameaça à nossa indústria”, observou. De acordo com ele, a intenção é deixar o empresariado e as lideranças empresariais alertas e mobilizados para buscar resolver os entraves e preservar a produção nacional e os empregos.

Apesar deste cenário de desindustrialização, o presidente da Fiep acredita que o Estado deve manter a atividade industrial em alta neste ano e em 2013. “O Paraná já vem trabalhando fortemente para dinamizar sua economia buscando atrair novos investimentos”, afirma.

Compartilhe:
Notícias

Continue Navegando

Campo Mourão terá evento sobre “liderança feminina”

Empreender: Núcleo das Mulheres Empresárias da Acicam teve a primeira reunião

Campo Mourão no Prato: Saiba como usar as redes sociais para aproveitar o festival