Segunda-feira tem palestras e talk show gratuitos em C. Mourão

Continuam abertas no Sebrae de Campo Mourão as inscrições gratuitas para o evento – com palestras e talk show – que acontecerá na próxima segunda-feira (19/10) para marcar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A promoção será realizada nas dependências da Associação dos Engenheiros Agrônomos, a partir das 19h30min.

A programação será aberta com a palestra “Eficiência Energética”, proferida por Luiz Amilton Pepplow (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR). Ele é especialista em Eficiência Energética e coordenador do curso de Especialização em Eficiência Energética oferecido pela instituição de ensino. Também atua em pesquisa, consultoria, projetos e planejamento de empreendimentos no setor elétrico.

Na palestra discorrerá sobre: O que é Eficiência Energética, recursos energéticos e suas diferentes aplicações, a eficiência energética no contexto da preservação de recursos ambientais, diagnóstico energético e ainda gestão, inovação e tecnologia.

Tempo de Crise

Em seguida, o consultor credenciado do Sebrae, Edney Marcos Mossambaoni, profere palestra e conduz talk show sobre o tema “Tempo de Crise, Tempo de Gestão”. Mestre em Administração de Empresas, o palestrante atua desde 1992 em programas de qualidade e produtividade. Também é diretor da Accion – Sistemas para Gestão e Inovação, além de presidente da Software By Maringá

As inscrições para participar do evento devem ser feitas no Sebrae local (rua Santa Cruz – centro) ou pelo telefone (44) 3523 2500. A promoção tem o apoio da Associação Comercial e Industrial (Acicam), Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam), UTFPR, Sicredi, Sindimetal/Campo Mourão, Sistema Fiep, Sesi Senai IEL e do Município.

“Luz, Ciência e Vida” é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2015) e a definição aconteceu a partir de decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Ligação com a vida e a humanidade

O diretor de Popularização e Difusão de Ciência do MCTI, Douglas Falcão, ressalta que a luz está ligada de forma visceral à vida na Terra e ao caminho da humanidade. Em termos tecnológicos, avalia, será para o século 21 o que a eletrônica foi para o anterior. O prêmio Nobel de física deste ano, ressalta, foi dividido entre três cientistas que desenvolveram o LED azul, fonte de luz mais eficiente, ecologicamente correta.

Douglas Falcão destaca que foi apenas com o advento da fibra óptica que a jovem internet passou a nos conectar transmitindo grandes quantidades de dados em alta velocidade. “Também é fácil entender a luz como fonte de energia que vem do Sol e que permite a vida na Terra em toda a sua variabilidade. O ciclo de claro e escuro e a sua duração influencia o clima, a agricultura e o comportamento humano”, pontua.

Ele observa que também se pode pensar a luz como inspiradora e ferramenta para a arte ou ainda como porta para o tempo passado do universo, e que, se nas grandes cidades o excesso a iluminação polui o céu, ainda existem muitos lugares no mundo onde a escuridão da noite é quebrada apenas pelas luzes das lamparinas a querosene, que comprometem a saúde de quem elas iluminam. Para a inserção social das pessoas com deficiência visual, a tecnologia assistiva está criando muitas oportunidades de inclusão, acrescenta.

“Não é difícil imaginar muitas outras conexões entre a luz e a humanidade, seja na dimensão tecnológica, social ou ambiental. Por esse motivo, este tema pode desempenhar um papel estratégico na educação. Sua transversalidade não respeita fronteiras disciplinares, culturais, geográficas ou temporais”, conclui.

Compartilhe:
Notícias

Continue Navegando

Assembleia Geral Ordinária online da ACICAM na quarta e quinta-feira

Simples Nacional é tema de palestra gratuita na ACICAM no dia 31; saiba como participar

Palestra da Acicam Mulher supera todas as expectativas